Mato Grosso, S�bado, 11 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat de Alta Floresta entrega 81 novos profissionais à sociedade mato-grossense
COLAÇÕES 2018/1
Unemat de Alta Floresta entrega 81 novos profissionais à sociedade mato-grossense
08/10/2018 16:20:09
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

O Câmpus da Unemat em Alta Floresta realizou a sua colação de grau do semestre 2018/1 no dia 21 de agosto, no Lyons Clube da cidade.

Os alunos dos cursos de Agronomia, Direito e Engenharia Florestal receberam o grau de bacharéis das mãos da reitora Ana Di Renzo. A reitora também entregou o título de licenciados e bacharéis aos formandos do curso de Ciências Biológicas. Ao todo, foram 81 novos profissionais entregues à sociedade de Mato Grosso.

“O estudo não é mais um luxo, o estudo é uma necessidade para não sermos atropelados pela alienação”, disse a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, aos formandos. “Todo mundo tem que ir para a universidade pública”, disse a reitora, que encerrou seu discurso com um pedido. “Quero que aquela bandeira da Universidade fale alto no coração de vocês, e que vocês sempre defendam a Unemat”, pediu Ana Di Renzo.

O diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Alta Floresta, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, lembrou em seu discurso que é possível notar o ciclo familiar dentro da Unemat. “Temos formandos aqui que são esposas, esposos, filhos, filhas de técnicos, de professores e de ex-alunos. Posso observar casos do segundo ou terceiro filho da família vindo estudar, ou seja, a família coloca os seus filhos na Unemat, pois a Unemat atende toda a sociedade mato-grossense, de norte a sul e de leste a oeste”, observou o diretor.

“A Universidade está presente diretamente em 43 municípios do Estado de Mato Grosso, e muitos mais indiretamente, e por isso a Unemat é o patrimônio do povo mato-grossense”, lembrou o vice-reitor Ariel Lopes Torres. “Todos têm direito a educação, ainda mais a educação superior pública ofertada pela unemat. A universidade pública tem sofrido vários ataques, e se a sociedade e os municípios não nos ajudarem, não nos protegerem, não terem consciência de que a universidade pública é importante para o desenvolvimento da sociedade, nós estaremos correndo sérios riscos”, observou o vice-reitor.

A oradora do curso de Engenharia Florestal, Luma Loana Barbosa Ferreira, lembrou aos seus colegas a importância dos diálogos entre as áreas e as profissões. “Augusto Cury nos diz que a arte de ouvir e de dialogar são duas das mais nobres funções da inteligência, e que as duas áreas se complementam: quem nunca aprender a ouvir, nunca saberá a dialogar, e quem não aprender a falar de si mesmo, nunca será um bom ouvinte. Hoje sabemos falar de nós mesmos e, com maturidade, podemos dizer que precisamos o que os outros cursos têm a nos dizer, pois sabemos da importância de todos”, falou a oradora.

 “A educação é um grande baluarte no processo da constituição e reformação de uma sociedade”, afirmou a oradora do curso de Direito, Cristiane Della Giustina. “Ao longo de muito tempo, apenas alguns tinham acesso à educação. Hoje, as coisas melhoraram, hoje mais pessoas têm acesso e, embora ainda não seja o ideal, almejamos atingi-lo”, disse Cristiane.

A agora bacharel em Direito, Aline Araújo da Silva, expressou sua gratidão à Instituição. “É uma honra enorme estar na primeira turma de Direito do Câmpus de Alta Floresta”, disse Aline. “Sabemos das dificuldades e de todos os empecilhos que nós passamos, e é uma felicidade imensa comemorar hoje o nosso diploma. Muito obrigada à Unemat, e muito obrigada a todos os colegas e familiares que sempre estiveram do nosso lado”, agradeceu Aline.

A engenheira florestal Natália Mafalda Scherader afirma ser emocionante concluir o curso superior e lembra da necessidade da Unemat estar na região. “É muito importante, ainda mais aqui no extremo norte de Mato Grosso, é necessário ter a Unemat, porque abrange várias cidades, alunos de toda a região vêm aqui para Alta Floresta ter acesso ao ensino superior”, disse Natália.

A mesa de autoridades foi composta pela reitora, Ana Maria Di Renzo; pelo vice-reitor Ariel Lopes Torres; pelo diretor Luiz Fernando Caldeira Ribeiro; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin; pela diretora administrativa do Câmpus, Clerinéia Araldi Krüger; pela diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias, Solange Aparecida Arrolho da Silva; e pela vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto, representando o prefeito de Alta Floresta, Aziel Bezerra de Araújo.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada